Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS IMPORTANTES NA NOVA ECONOMIA ©

INTRODUÇÃO

 Os artigos revelam uma nova visão de economia, aceita muito mais com profissão  que como ciência, uma economia voltada para crescimento com sustentabilidade e preservação da natureza, com profundas mudanças efetivas no comportamento humano, ampliando a consciência planetária na formação de novos valores que priorizem o bem estar social e coletivo, não apenas o financeiro.


Agências Multilaterais – são organizações transnacionais caracterizadas por agentes financeiros, como o banco mundial, Fundo monetário Internacional, Organização mundial do comercio, e outras como: ONU, Cruz Vermelha, MERCOSUL, ONG´s, que podem apresentar diversos objetivos sociais, tais como finanças, comércio, políticas públicas, saúde, cooperação internacional..

Banco Mundial - O Grupo do Banco Mundial é constituído por cinco instituições estreitamente relacionadas e sob uma única presidência e, o trabalho de reconstrução iniciado após a Segunda Guerra Mundial, permanece como um enfoque importante do Banco Mundial devido aos desastres naturais, emergências humanitárias e necessidades de reabilitação pós-conflitos, mas atualmente a principal meta do trabalho do Banco Mundial é a redução da pobreza no mundo em desenvolvimento.

Cartéis – É uma organização (formal ou informal) de produtos dentro de um setor, que determina a política para todas as empresas desse setor, ou seja fixa os preços e a cota de cada empresa.

Competição – Territorialismo, tribalismo. Método usado ainda hoje pelas escolas de economia na teoria econômica. Diferentemente das ciências sociais, acreditam que a disputa pela sobrevivência e o interesse pessoal são intrínseco da natureza humana, maximização do interesse individual, Enraizada no medo ancestral da escassez, conflitos ou ataques de natureza diversa, levando a opressão, pobreza, vingança, violência terrorismo, causando destruição uns dos outros.

Consenso de Washington – Teoria tipo tamanho único, onipresente formula utilizada para o crescimento econômico dos países em desenvolvimento a exemplo de: livre comércio, mercados abertos, privatizações, desregularão, câmbios flutuantes e políticas lideradas pela exportação.

Contra Prodution - Não produz exatamente o que deveria ser produzido.

Cooperação – Índole igualitária para confiar e criar vínculos, altruísmo, quando todos trabalham unidos para melhorar a sociedade. Sistema de pesquisa e elaboração de projetos integrados por instituições/agências nacionais ou internacionais, para estudo de viabilidade do desenvolvimento e a auto-sustentabilidade em determinada(s) região(ões).responsável por sucesso e conquistas do ser humano ao longo da sua existência, permitindo a ação coletiva com ação preciosa desde as suas raízes, estimula a inovação, a eficiência, impulsionam a industrialização, a infra-estrutura e o crescimento econômico. 

Coopetição – Coexistência da competição e territorialismo dentro da  mesma composição da cooperação, através das redes de acordos, contratos Leis e regimentos regulatórios internacionais, permitindo a comunicação e a infra-estrutura globais.

Crenças não Funcionais – Convencionadas como verdade, usadas em modelos econômicos que focam a circulação do dinheiro e rejeitam a verdadeira índole da humanidade - as habilidades cooperativas, de criar vínculos e de compartilhar,  acreditando-se que funcionara perfeitamente, mas na pratica mostra o contrario, ameaçando a sobrevivência humana nesse século. 

Crescimento Econômico – è o crescimento continuo da renda per capta ao longo do tempo.

Darwinismo Social – Crença de que o laissez-faire e as desigualdades em distribuição de terra, riqueza e salários iriam, produzem crescimento econômico beneficiando os menos favorecidos.

Economia - É uma profissão e não uma ciência, profissão honrável como qualquer outra profissão.

Economia Clássica de Laissez-Faire – É o crescimento e enriquecimento das sociedades simplesmente pelo poder da mão invisível do mercado, acham que se investidores e empresas privadas ganham dinheiro, esse processo irá, ao final, conduzir todos por uma onda crescente de riqueza.

Economia do Amor – Trabalho não remunerado e produtividade da natureza, encontrados em setores informais, (sociedades civis sem fins lucrativos), e em diferentes culturas, climas, tipografias, agriculturas, produtividade básica dos ecossistemas, a exemplo de ONGs beneficentes, Igrejas voluntarias sociais, dentre outros.

Economia dos Recursos Naturais – economia que visa o desenvolvimento com sustentabilidade, equacionando as necessidades individuais e coletivas à disponibilidade de recursos possíveis renováveis, refletindo sobre o legado a ser deixado para gerações futuras.

Economia Ecológica – pensamento voltado para a preservação da natureza dando prioridade em detrimento a produção de riqueza

Economia Insustentável – A fragmentação do conhecimento humano, a persistência de conflitos violentos, guerras, pobreza, utilização de combustíveis fósseis ao invés de combustíveis renováveis.

Economia Política – Modelo econômico que inspira a maioria das decisões dos governos ou da sociedade civil através das suas organizações 

Escassez - surge em virtude das necessidades ilimitadas das pessoas e da restrição física de recursos.

Exclusão digital – processo de desterritorialização presenciado no atual mundo contemporâneo, onde indivíduos são exclusos seja por falta de know-how, ou de capital suficiente ou de políticas sociais e até mesmo pela ideologia social ou ainda pela destituição do acesso à cultura, ficando assim, exclusas das redes do meio técnico-científico-informacional.

Ética Global – É à força da consciência planetária num processo evolutivo de melhoria da vida até chegar a um estagio perfeito de convivência social.

FMI - é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial, através do monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamento, em regime de assistência técnica e financeira. 

Globalização – processo pelo qual se busca interação dos povos através da política, economia, cultura e do conhecimento, utilizando de todos os meios e recursos disponíveis atualmente.

Mão Invisível – Padrão de comportamento humano descrito por Adam Smith que delineou paralelos entre esse e as grandes descobertas de Sir Isaac Newton sobre as Leis físicas do movimento. Caracteriza-se por conduzir a competição entre interesses pessoais sobre as ações de interesses coletivos, e no crescimento da economia onde todos trabalham no sentido de fazer com que o rendimento da sociedade seja maior possível.

Mercado Primitivo – Mercado onda as transações eram feitas com moedas de argila ou através das simples trocas.

Metas para o Desenvolvimento do Milênio – Construção de sociedades prosperas, sustentáveis e igualitárias, reintegração do conhecimento humano, substituição de combustíveis fosseis por renováveis, emprego para todas as pessoas expandindo a prosperidade global, mudança nos sistemas e abordagens multidisciplinares em decisões públicas e particulares, 

Modelos Econômicos – Composta por crenças disfuncionais que embasam economias focadas na circulação de dinheiro, dominando as decisões e políticas públicas. Esse código original segue replicando comportamentos e estruturas organizacionais que põem em perigo a sobrevivência humana.

Modelo Econômico Sustentado – Conceito básico que inspira a maioria das decisões públicas ou privadas, tomadas pela maioria dos países e agências multilaterais.

Neo-Conservadores – – Grupo de empresários e políticos altamente individualistas, que acreditam que o individual tem primazia sobre o coletivo/social, quando lhes interessam, usam o medo para manipular o consenso. .Defensores da desregulamentação tentam revogar direitos conquistados há décadas, como: previdência social, assistência médica, Leis trabalhistas, organização sindical, Lei sobre o aborto, bem-estar social e outras Leis. Criadas a partir da segunda metade do século passado, como também defende a autonomia dos bancos centrais.

Neo-Economia – Modelo econômico defendido pelos neoconservadores.

Novo Mundo – É o futuro desejado por muitos, viável para alguns, e fruto da criação consciente e coletiva de todos, tendo no projeto MILLENIUM da ONU um de seus idealizadores.

Políticas Macroeconômicas – Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, e crescimento econômico envolve a atuação do governo.

Recursos Renováveis - As fontes renováveis são a matéria orgânica, como solo e madeira. Os não renováveis, são as reservas de combustíveis, como carvão, petróleo e gás natural.

Redes – Sistema de entrelaçamento social, formados por pontos, nós e linhas, nos dias contemporâneos, visto pelo prisma da informatização em prol do fluxo de capital globalizado, para o desenvolvimento da produtividade, tecnologia, cultura, etc, visando o aumento desse fluxo de capital e sendo capaz de modificar a estrutura social.

Sustentabilidade - é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar as atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planeando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideai,.facilitando a acesso ao capital, permitindo a redução de custos e maximiza retornos de longo prazo do investimento prevenindo e reduzindo riscos.

Terceiro Setor – Engloba os grupos não lucrativos de cidadãos, ações de Caridade, e Sociedades Civis globais.

Taxa de Cambio Flutuante – Taxa de cambio que varia conforme varia a oferta e a  demanda de divisas. É a taxa de cambio do mercado de divisas.

Tecnologia  É uma reinvenção dos métodos de produção conhecidos, é o “estado das artes”.

União Européia - A União Europeia tem  muitas facetas, sendo as mais importantes o mercado único europeu (ou seja uma união aduaneira), uma moeda única (o euro, adoptado por 13 dos 27 estados membros) e políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns. Também desenvolve também várias iniciativas para a coordenação das actividades judiciais e de defesa dos Estados Membros.

Industrialismo - Voltado para o crescimento da Economia.

Inovação Social - Uma mistura de todas as economias.

Educação - Um bem público, uma “externalidade positiva”, segundo o jargão econômico, ou seja, atividades com pouca probabilidade de receberem apoio de indivíduos ou empresas privadas, uma vez que eles não conseguem captar o pleno retorno desses investimentos.

Projeto Millenium - Possibilidade de planejar o futuro do mundo, propondo soluções a importantes desafios que o mundo está vivendo.

CONCLUSÃO

   Uma nova visão de economia se implanta, trazendo mudanças na concepção de mundo, fornecendo subsídios para uma transcendência universal do comportamento humano para melhor. Apesar de lenta ela é continua, não se pode evitar o inevitável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(Estratégia para sustentabilidade no século 21, parte 1, 2, ,3, 4, 5) de Hazel Henderson  e (O planejamento de um novo século) de Rosa Alegria, arquivos extraído do site:(www.perspektiva.com.br/futuroartigos.htm).

Nenhum comentário: