Páginas

domingo, 20 de outubro de 2013

Efeito estufa e vida humana ©

       De toda energia solar que consegue penetrar na atmosfera terrestre, só uma parte é absorvida pelos oceanos e pela crosta, outra parte há tempos são apontadas como causa do aumento na temperatura terrestre, consequentemente do aquecimento global. A depender da maneira como seja realizada a troca de energia podem causar oscilações na temperatura global. Essa energia, ao ser refletida de volta ao espaço, é impedida pelas partículas de gases que se encontram na atmosfera, quando juntas, formam o já conhecido fenômeno chamado: Efeito estufa. Desde tempos atávicos, fenômenos como estes, e as ações do homem sobre a natureza, constituíram os principais causadores de desastres naturais.
A revolução industrial proporcionou a expansão da indústria, com surgimento de novos processos (métodos e técnicas) em diversos setores da produção: do transporte à agropecuária, do serviço público a indústria farmacêutica. Em quase todas as atividades humanas a exemplo da decomposição de materiais orgânicos, remoção de florestas ou uso de fertilizantes, estão presentes os gases: dióxido de carbono CO2; metano CH4; oxido nitroso N2O; hexafluo reto de enxofre SF6, esses gases causadores do efeito estufa são liberados na atmosfera. Existem ainda os gases refrigerantes, usados em aerossóis, refrigeradores, solventes, não agridem a camada de ozônio, mas possuem alto potencial de aquecimento.
Nos últimos 5 séculos a temperatura global vem aumentando com maior intensidade e de maneira exponencial. O que mais têm contribuído para acelerar esse aquecimento são as ações antrópicas (que nem sempre são realizadas de uma maneira responsável e sustentável pelo homem). Hoje em dia não se podem negar as evidências desse aquecimento: derretimento do gelo polar; elevação do nível do mar; aumento da temperatura dos oceanos e do ar. A comunidade acadêmica tem realizado pesquisas cientificas, cujos resultados apontam para necessidade de uma mudança de atitude na relação do ser humano com o ecossistema em que habita. “caso não se atue nesse aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda nesse século, um clima bastante incomum[...]” (IPCC, 2007. 4rel.).
É conveniente destacar aqui que de maneira diversa e peculiar, o fenômeno efeito estufa causador do aquecimento global, igualmente proporciona a existência humana na terra, pois, sem a presença desses gases na atmosfera, a temperatura média no planeta passaria dos atuais 14ºC. chegando a -18ºC., levando provavelmente a extinção da vida humana como concebemos hoje.
Ulisses Pavinic

Nenhum comentário: