Páginas

domingo, 25 de janeiro de 2015

Editorial jornal Alô Alô Dom Rodrigo nº 10 ©

O QUE NOS TORNA HUMANOS?
O que significa ser “humano”? Qual a razão da crença de que somos humanos? O motivo que nos torna verdadeiramente diferente dos outros animais é a capacidade de comunicação interpessoal, de criação e transformação.
Humanidade é uma forma de ação racional, de convivência harmônica com interdependência.
Como podemos Imaginar um mundo sem o outro? Um mundo subjetivo? -O "Eu", torna-se invariavelmente o "outro"-. O outro é muito mais presente, mais real, ele esta dentro de nós, pois, em todo instante nos tornamos o outro para aqueles que nos cerca.
Vivemos em uma circularidade, onde todas as nossas ações de uma maneira ou de outra reflete em nossas vidas, fazendo com que essa intrincada teia de relacionamentos integre a vida do ser humano tornando necessária a discussão sobre ética, porque a dimensão ética começa quando entra em cena o outro.
Agir eticamente pressupõe fazer aos outros aquilo que desejamos para nós mesmos. "A toda lei moral ou jurídica, regula relações interpessoais, inclusive aquelas com um outro que a impõe.” (ECO, 2002: 9).
Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização? E... para que serve? Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca, do mesmo modo, devemos tratar todos aqueles que interagem conosco cotidianamente.
Mas então porque houve a necessidade de se criar uma política de humanização para humanizar o que é “humano”?
Os valores humanos evoluíram de maneira inversamente proporcional ao progresso cientifico e tecnológico, ao tempo em que os laços familiares foram sendo destruídos, refletindo assim em todas as relações sociais. Instituições humanas foram colocadas acima dos valores morais e éticos, a economia controla as grandes decisões e em parte as pequenas, as pessoas são considerados engrenagem desse processo ou são simplesmente esquecidas.
Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve? Humanização é pensar e agir de maneira que possamos sentir a necessidade dos outros, é esparramar e fortalecer as virtudes humanas, elevando-as ao mais alto grau, é doar um pouco daquilo que nós também desejamos, um pouco de nós mesmos todos os dias aos outros também.
Assim, todo ser humano poderá exercer a liberdade de se realizar plenamente no sentido da sua verdadeira existência.
O fortalecimento dos princípios do SUS: Universalidade; Integralidade; equidade; foram algumas das fontes de inspiração para a criação dessa política, no entanto, o tratamento desigual a todas aquelas pessoas que estão do "outro lado" ainda permanece presente.
As trocas de favores, a relação com pessoas como se fossem objetos, a falta de compromisso, a ação individual, nos colocam cada vez mais longe do humano "racional" e mais próximos dos animais "irracionais”.

SANTANA, Ulisses da Silva

Nenhum comentário: