Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Desigualdades de Gênero ©

As desigualdades vividas no cotidiano da sociedade, no que se refere às relações de gênero, não se definirão a partir do econômico, mas, especialmente a partir do cultural e social, formando daí as “representações sociais” sobre as funções da mulher e do homem dentro de variados espaço de convivência.
Nos últimos cinqüenta anos um dos fatos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira foi a inserção crescente das mulheres na força de trabalho. Apesar da mulher hoje ter um maior nível de escolaridade e mais oportunidade de inclusão no mercado de trabalho, alguns obstáculos ainda não foram superados, a exemplo de cargos de chefia e diferença salarial, como podemos observar mais freqüentemente na educação, na economia, na sociologia do trabalho e na sociologia da educação.
A análise da situação da presença feminina do mundo do trabalho passa por uma revisão das funções sociais da mulher, pela crítica ao entendimento convencional do que seja o trabalho e as formas de mensuração deste. As contradições da relação homem/mulher são diluídas na aparente neutralidade dos conceitos científicos.
Finalmente, hoje se observa a possibilidade concreta de uma nova ordem de um núcleo familiar democrático, garantindo assim a efetivação do velho/novo clamor por uma sociedade mais justa e pela produção teórica conceitual que explicitam a existência das diferenças.
Ulisses Pavinic.


Nenhum comentário: