Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ética e Moral ©

Responda com sinceridade: Você sabe o que é ética? e moral? Você é um profissional ético?
                A ética ao longo do tempo teve vários significados dependendo do contexto histórico, do ponto de vista e do interesse de quem a definiu. No entanto vamos nos ater ao que interessa. (Ética nas empresas).
                A palavra é um termo grego (éthos), já a moral tem origem latina e o sentido semelhante, significando o padrão de conduta seguido por um indivíduo ou sociedade em cada época e em cada civilização. A ética não complementa a moral nem estabelece normas ou regras, ela fundamenta a base moral e faz uma reflexão sobre o ato moral, e ao mesmo tempo julga as ações individuais e coletivas, esta diretamente relacionada aos modos e costumes, a moral segue as regras e normas sociais estabelecidas por um povo ou nação. O agir ético é livre, o agir moral é obrigatório. Agir eticamente nem sempre é agir moralmente. Em ética os fins nem sempre justificam os meios. Vejamos uma situação:
você vive na Alemanha nazista, tem um amigo judeu e seu amigo esta em sua casa, um soldado de Hitler bate a sua porta e pergunta se está escondendo algum Judeu, o que você faria?”: 1º se entregasse o Judeu estaria agindo em conformidade com as Normas morais daquele povo; 2º se escondesse o amigo este ato estaria em conformidade com a consciência ética. A preservação da vida deve ser elevada como o primeiro principio ético.
                Quantas vezes levados por algum impulso incontrolável ou por alguma emoção forte (medo, orgulho, ambição, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que depois sentimos vergonha, remorso ou culpa, gostaríamos de voltar no tempo e agir de modo diferente.
                Ser ético agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. O executivo e professor da USP Robert Henry Srour afirma que ser ético nada mais é do que  "...ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal". Maria Cecília Arruda afirma que em alguns casos, no entanto, as questões éticas esbarram em princípios jurídicos. Nessas situações as pessoas devem recorrer às leis que regem a convivência em sociedade antes de tomar a decisão.
                Agir corretamente não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida. Além disso, o agente deve exercer suas atribuições com prudência, decidindo o que é possível e desejável, aspirando ao bem, à felicidade e a perfeição.
                A consciência ética não se limita aos nossos sentimentos morais, mas se referem também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos e agir em conformidades com elas. e a responder por elas perante os outros.

                Ulisses Pavinic

Nenhum comentário: