Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

HUMANIZAÇÃO ©

O que significa ser “humano”? Qual a razão da crença de que somos humanos? O motivo que nos torna verdadeiramente diferente dos outros animais é a capacidade de comunicação interpessoal, de criação e transformação. Humanidade é uma forma de ação racional, de convivência harmônica com interdependência.
Como Imaginar um mundo sem o outro? Um mundo subjetivo? O outro é muito mais presente, mais real, ele esta dentro de nós, pois, em todo instante nos tornamos o outro para aqueles que nos cerca, -o eu, torna-se invariavelmente o outro-. Todos nós vivemos em uma circularidade, onde as ações de uma maneira ou de outra reflete em nossas vidas, fazendo com  que essa intrincada teia de relacionamentos integre a vida do ser humano, tornando desse modo necessária a discussão sobre ética, por que a dimensão ética começa quando entra em cena o outro. Agir eticamente pressupõe fazer aos outros aquilo que desejamos para nós mesmos.
Os valores humanos evoluíram de maneira inversamente proporcional ao “progresso” cientifico e tecnológico, ao tempo em que os laços familiares foram destruídos, refletindo assim em todas as relações sociais. Instituições humanas foram colocadas acima dos valores morais e éticos, a economia controla as grandes decisões e em parte as pequenas, as pessoas são considerados engrenagem desse processo ou são simplesmente esquecidas.
Tem-se falado em humanização, mas, o que é mesmo humanização? E para que serve? Humanizar significa respeitar o  outro enquanto pessoa, enquanto ser humano, significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca, assim sendo, devemos tratar todos aqueles que interagem conosco cotidianamente de maneira mais humana. Porque houve então a necessidade de se criar uma política de humanização para humanizar o que é “humano”? O fortalecimento dos princípios da Universalidade; Integralidade e Equidade, foram uma das fontes de inspiração para a criação dessa política. O tratamento desigual a todas aquelas pessoas que estão do outro lado ainda permanece presente. As trocas de favores, a relação com pessoas como se fossem objetos, a falta de compromisso, a ação individual, nos coloca cada vez mais longe do humano e mais próximos dos animais “irracionais”.
Humanizar é pensar e agir de maneira que possamos sentir a necessidade dos outros, é esparramar e fortalecer as virtudes humanas, elevando-as ao mais alto grau, é doar um pouco de nós mesmos todos os dias aos outros também, assim, todo ser humano poderá exercer a liberdade de se realizar plenamente no sentido da sua verdadeira existência.

          Ulisses Pavinic

Nenhum comentário: