Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

M u d a n ç a* ©

Às vezes é preciso mudar! Mudar de vida,  de estilo, de idéias, de marcas de rotinas, de velhos  hábitos, de casa, não fazer do hábito um estilo de vida, gostar da novidade dormir mais tarde, dormir mais cedo.
É preciso tentar um novo dia, um novo lado, um novo método, um novo sabor, um novo jeito, um novo prazer, uma nova vida. Almoçar noutros locais, ir a outros restaurantes, tomar outro tipo de bebida, almoçar mais cedo, jantar mais tarde, passear noutros lugares. Amar muito, cada vez mais de modos diferentes, pois a vida é uma só. Viver o momento, procurar ser feliz, ser criativo, fazer uma viagem de sonho sem destino... Experimentar coisas novas, trocar novamente, mudar de novo, experimentar outra vez.
A vida é curta e os hábitos muitos portanto, todos os dias é dia de nova vida onde poderemos aprender a aproveitar cada momento. O mais importante é a mudança, o dinamismo, a energia, ser positivo.
Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais  inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças, só o que está morto não muda. Essa frase resume bem a dinâmica da vida, até mesmo a vida profissional.
Mudanças ocorrem a todo instante, seja a mudança de função ou até mesmo a mudança de espaço físico. Mudar é a chance da pessoa sair da mesmice, da rotineira e monótona tarefa diária. Mudar de função é bom, pois é uma nova oportunidade de aprender, de reciclar, de recomeçar, de mostrar que ainda é capaz de adquirir novos conhecimentos, novas práticas e conquistar novos horizontes. No começo (e é assim em toda mudança), as coisas são mais difíceis, o trabalho fica estressante, as pessoas mais chatas... Mas isso acontece porque você pensa assim.
Mudar de local, de mesa ou de computador... pode trazer vários benefícios, como aprender que por maior que seja teu espaço em uma comunidade, ele pode encolher e você percebe que não era tão imune às mudanças assim. De repente, nesse espaço menor você se dá conta que há mais pessoas a sua volta, que o teu espaço termina onde começa o do outro que têm (assim como você) direitos e obrigações iguais.
Em outro local, você começa a respeitar mais o outro, aprende a conviver com outros modos e jeitos de ver a vida. Aprende e ganha. Pode receber de presente não apenas mais um colega ao lado, mas um novo amigo. Amizade, em uma concepção mais ampla, é um fator positivo nas mudanças. Afinal, mudar não significa apenas perdas, mas se torna um ganho quando você percebe que é posta às mudanças para se tornar um pessoa mais capaz, mais eficaz, mais tolerante, mais paciente, mais flexível e com mais discernimento de olhar e perceber que só o que está morto não muda!
Ulisses Pavinic

Nenhum comentário: