Páginas

domingo, 13 de março de 2016

Relativização do Absolutismo? ©

O conceito de gostar é relativo, mesmo porque já sabemos que a subjetividade é individual, e, nem mesmo a realidade objetiva é absoluta. Ele, "o gostar", possui graduações, dependendo da pessoa, da circunstância, do objetivo ou lugar, portanto, a aceitação ou não do outro não deve ser avaliada como um paradigma.


Existem modos e pontos de vista diferentes, não podemos desejar que todos os seres humanos tenham o mesmo padrão de sentimento, ou, melhor dizendo, tenham sentimentos com o mesmo grau, por que o olhar de cada pessoa é único. A dor, o amor, o ódio... são sentimentos particulares, o que uma determinada pessoa sente não pode ser medido pela outra.


Não se deve afirmar portanto, que uma determinada pessoa tenha ódio enquanto que outra tenha amor; que alguém não tem sentimento enquanto outra é sensivelmente grande; que um ser não está sentindo isso ou aquilo, essas são afirmações um tanto quanto falaciosas, pois, na sua grande maioria, elas estão carregadas de prejuízos, preconceitos, pressuposições, além de sofrerem influências culturais, de valores e de crenças particulares.


Poder afirmar que o ódio ou amor de um indivíduo é maior ou menor do que o de outro, não passa de um engano subjetivo que máscara a realidade, criando estereótipos e personificado as pessoas, é um erro grave da humanidade, que precisa e deve ser extirpado.


Antes de fazer qualquer juízo de valor, precisamos compreender o dessemelhante e respeitar o contraditório, pois há modo e modos de ação, visão e visões de mundo. Conhecer a si própria já é um grande passo para distinguir o verdadeiro do falso, o absoluto do relativo.

Ulisses Pavinič 

Professor, Filósofo e Ator 

Nenhum comentário: